Liderar é fazer as coisas certas

Liderar é fazer as coisas certas

A única definição possível de líder, para Peter Drucker (2002), é “aquele que tem seguidores”. Liderar implica na aquisição de confiança. Ser você mesmo, do seu jeito, com a sua autenticidade. Liderar é fazer as coisas certas. Não importa qual o seu estilo, pois não existem dois líderes idênticos. Entretanto, todos têm duas coisas em comum: entregam resultados e são dignos de confiança.

Confiar em um líder não exige gostar dele. Nem é necessário concordar com ele. A confiança é a convicção de que o líder realmente pensa naquilo que ele está dizendo e suas atitudes são congruentes com a mesma. A Liderança eficaz se baseia, antes de tudo, na coerência.

Iniciamos falando que para ser um líder, é preciso ter seguidores. E, para ter seguidores, é preciso adquirir sua confiança. Portanto, a coerência é sem dúvida, uma das principais qualidades de um líder. Se os subordinados de um líder o consideram uma fraude, se têm a percepção de que lhe falta integridade, ele vai fracassar. Seu discurso tem que ser congruente com sua atitude. “Ensinamentos e atos precisam se encaixar”.(Eisenhower, s.d).

Que tipo de líder é você? Como está a sua congruência? Em sua organização, o que você faz para melhorar a criação de lideranças? Que práticas você pode instituir ou recomendar para aumentar a confiança dentro da sua organização?

Referências:

Peter F. Drucker, Executive Summary: A Conversation with Peter Drucker on Leadership and Organizational Development, 5 fev. 2002, p.5.

Peter F. Drucker e Joseph A. Maciariello, Management: Revised Edition, 2008, pp.290-1.

No Comments

Post A Comment