Decodificando a Matrix: somos todos escolhidos para uma grande missão

Decodificando a Matrix: somos todos escolhidos para uma grande missão

Se você pudesse decidir entre viver em um mundo irreal projetado na mente humana por computadores ou abster-se de toda a verdade, o que você faria? No filme Matrix, os homens são dominados por máquinas e o que temos como mundo real, na verdade não passa de uma realidade virtual na qual estamos todos inseridos sem sequer imaginarmos. É neste contexto que o personagem Neo conhece Morfeu e descobre ser o escolhido para trazer a verdade aos homens livrando-os de sua ignorância a respeito do mundo.

Ainda que o filme trate de uma sociedade que para muitos parece ser impalpável, o enredo nos proporciona uma série de reflexões que se encaixam perfeitamente aos desafios que temos de enfrentar ao longo de nossas vidas. Assim como Neo, todos temos uma missão a cumprir, missão esta que norteia nossas decisões e determina quais valores iremos cultivar em nosso âmago.

Mas como reconhecer a missão? Como o próprio Morfeu ressalta no longa, assim como em Alice no País das Maravilhas, é preciso seguir o coelho! Durante nossa jornada, em diversos momentos nos sentimos inseguros a respeito de nossas decisões ou mesmo ficamos em dúvida do que almejamos para o futuro, o que nos leva a outro ensinamento imprescindível do filme: negar nossos impulsos é negar o que nos torna humanos. Portanto, permita-se seguir o coelho e descobrir o que ele reserva a você, e ao sentir-se inseguro, lembre-se de que você só irá descobrir o que te aguarda arriscando-se.

Porém, não é tão simples quanto parece. Não basta arriscar-se, é preciso também escutar os conselhos de quem já passou pela jornada e possui a visão do que para você ainda parece estar um tanto quanto nebuloso. No filme, Neo recorre ao oráculo para entender melhor o momento pelo qual está passando. O oráculo ajudou-o a refletir e reconhecer qual era o seu caminho, não ao apresentar respostas, mas ao fazer perguntas. É assim que ele toma conhecimento da verdade. Ao reconhecer-se como o escolhido e ter ciência de sua missão, Neo passa a enxergar com mais clareza sobre o que precisa fazer para que a missão se complete.

Pare e reflita. No fundo, todos sabemos o que realmente desejamos alcançar, por isso estabeleça metas, trilhe seu caminho, planeje-se para eventuais imprevistos e o mais importante: prepare-se para a missão, faça dela uma experiência de aprendizado e lembre-se o tempo todo que seu grande objetivo é o coelho ao qual você deve seguir.

Reconhecer que não temos o domínio sobre nosso destino, mas trabalhar para que nossas atitudes, valores e competências contribuam para aquilo que um dia almejamos ser faz parte deste processo de transição. É como se tivéssemos as duas pílulas em nossas mãos, a que nos mantém em estado de ignorância e a que nos permite conhecer a realidade. Qual você escolhe tomar?

Tecnologia: vidas real e virtual

No aspecto tecnológico, o filme Matrix, que é de 2002, se antecipa em relação à inteligência artificial, o AI, onde as máquinas controlam os homens e estes se veem presos às redes sociais, em um mundo em que tudo é resolvido em um clique e as pessoas são felizes e sempre em movimento, viajando, trabalhando e obtendo sucesso em tudo que fazem. O pensador contemporâneo Yuval Noah Harari, professor israelense de História e autor do best-seller internacional “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e também do “Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã”, reflete que no futuro a inteligência artificial pautará o universo e o homem será cada vez mais controlado por máquinas, como em Matrix.

Já existem pesquisadores da Califórnia que afirmam ter desenvolvido um simulador que pode alimentar informações diretamente no cérebro de uma pessoa e ensiná-las novas habilidades em um curto período de tempo, comparando-a com “vida imitando a arte”. Eles acreditam que podem ser os primeiros passos no desenvolvimento de software avançado que tornará realidade o aprendizado instantâneo no estilo Matrix.

https://www.telegraph.co.uk/technology/2016/03/01/scientists-discover-how-to-download-knowledge-to-your-brain/

 

 

 

 

No Comments

Post A Comment