Como ser um chefe inesquecível

Como ser um chefe inesquecível

Você precisa ser um líder-coach que, entre outras coisas, observe seus liderados com frequência | Por Daniel Markovitz – portal HSM

Mesmo em empresas que fazem do coaching uma parte do trabalho de seus gestores, a qualidade e o impacto do coaching corporativo raramente se compara com nossos líderes-coaches da juventude, que são professores-coaches ou treinadores esportivos-coaches dos quais geralmente nos lembramos com carinho. 

Se você é um líder e quer ser um líder-coach lembrado com carinho também, vale a pena entender as principais características que eles compartilham. Em geral, sobretudo os treinadores fazem uma observação contínua dos jovens no local onde estão, têm um plano estruturado de longo alcance para cada um e o conectam a um propósito maior. Em contraste, o líder-coach corporativo típico tende a operar com observação não frequente, de modo ad hoc (só quando há necessidade de ação corretiva) e se concentrando quase exclusivamente nos benefícios que resultam para o aluno individual, não para a organização como um todo.

Então, como se tornar líder-coach de que as pessoas vão se lembrar ao longo de suas carreiras?

1 Reserve um tempo para fornecer uma observação consistente in loco. Os melhores líderes-coaches observam as pessoas regularmente no escritório, para que possam ver por si mesmos o que a pessoa está fazendo bem – e não tão bem.

2 Tenha uma visão de longo alcance do desenvolvimento dos funcionários. Em vez de treinar para correção, adote uma abordagem proativa. Trate cada pessoa como um funcionário vitalício e considere as habilidades que serão necessárias ao longo de toda a sua carreira.

3 Crie um plano de aprendizado de longo prazo que desenvolva habilidades e experiências estrategicamente. Mesmo que o funcionário não permaneça até a aposentadoria (e hoje, é improvável que ele o faça), você obterá os benefícios de um funcionário mais motivado e capaz.

4 Conecte o desenvolvimento do funcionário ao bem-estar de sua organização como um todo. No caso de um esporte coletivo, o “porquê” é óbvio, mas nem sempre é óbvio para os funcionários de uma empresa. Se o desenvolvimento do indivíduo puder ser conectado ao bem-estar geral, mudanças comportamentais serão mais sustentáveis.

5 Saiba que o maior presente que um coach pode dar é desenvolver a capacidade de se adaptar e aprender. Então, invista em construir a habilidade de resolver problemas, de superar desafios. 

© Rotman Management

Editado com autorização da
Rotman School of Management, da University of Toronto. Todos os direitos reservados.

 

No Comments

Post A Comment