Bill Gates elegeu as tecnologias mais inovadoras do momento

https://engenhariae.com.br/editorial/colunas/bill-gates-elegeu-as-tecnologias-mais-inovadoras-do-momento

Bill Gates elegeu as tecnologias mais inovadoras do momento

Por 18 anos, o MIT Technology Review tem divulgado uma lista dos 10 avanços tecnológicos mais recentes que afetarão profundamente nossas vidas. Este ano, no entanto, eles decidiram fazer isso pela primeira vez por uma das pessoas mais influentes do mundo da tecnologia: Bill Gates.

A lista que Gates representa a ideia que ele tem sobre esse ponto de virada no desenvolvimento tecnológico que nos aproximamos. Desta forma, Bill nos apresenta “das tecnologias que tornam a vida mais longa até as que melhoram. Suas opções destacam parte do que ele considera os desafios e oportunidades mais importantes do nosso tempo “, disse Gideon Lichfield, editor-chefe do MIT Technology Review, em um comunicado.

Entre as apostas, Gates destaca opções como robôs, energia nuclear de nova geração: projetos de reatores, tanto de fissão como de fusão, que podem reduzir as emissões de carbono.

As vacinas contra o câncer seriam personalizadas de acordo com o sistema imunológico do paciente. Já o hambúrguer sem carne, criado em laboratório com base de vegetais, ajudaria a reduzir as emissões de gás carbônico da indústria alimentícia.

Compõe a lista mãos robóticas que imitam a capacidade humana de manipular objetos por conta própria; projetos de energia nuclear que podem reduzir as emissões de gás carbônico e ainda um tipo de exame de sangue que ajuda médicos a descobrirem se uma grávida está prestes a realizar um parto prematuro.

Além disso, há ainda uma sonda intestinal em formato de pílula que, ao ser engolida, mostra o trato digestivo e realiza biópsias.

Por fim, compõe a lista um coletor de dióxido de carbono, que adota técnicas para absorver o CO2 do ar; um relógio inteligente que monitora os batimentos cardíacos e envia avisos antecipando crises; um banheiro que usa um sistema de saneamento sem a necessidade de usar esgotos e, por fim, avanços em assistentes de inteligência artificial capazes de manter conversas mais naturais.

Fonte: Portal Engenharia E

No Comments

Post A Comment