Tem oportunidade batendo na sua porta!

Tem oportunidade batendo na sua porta!

Está há pelo menos dois anos fora do mercado de trabalho? Acaba de ser publicada a notícia de que a Pepsico, dona de marcas como Quaker, Gatorade e Pepsi-Cola, abriu vagas para um programa que pretende estimular o retorno de profissionais que estão há pelo menos dois anos fora do mercado. Com possibilidade de efetivação, a seleção para cinco cargos em três cidades está aberta até 5 de agosto. Chamado “Ready to Return” (“Pronto para voltar”, em tradução livre), o programa traz oportunidades de reinserção no mercado.

O fato de você estar fora do mercado de trabalho não é motivo de desespero e esta é uma oportunidade que empresas como a Pepsico está abrindo pelo segundo ano consecutivo. Mas e o que você pode dizer que aprendeu durante este período fora do mercado de trabalho e que contribui para o seu currículo?

Por conta da dedicação à maternidade, muitas mães optam por parar de trabalhar e depois têm dificuldade para retornar ao trabalho. Este período pode contribuir para a mulher olhar o mercado de trabalho do lado de fora e retornar a ele analisando novas formas de se relacionar com as pessoas, de negociar, de ouvir, de ser criativa, de ter planos das letras a a z, de desenvolver novas tarefas que não imaginava ser capaz de fazer e de entender quais são as prioridades em determinado momento. Estar fora do mercado de trabalho pode trazer um novo olhar para dentro e afora ao retornar ao trabalho. Neste período, você pode ter desenvolvido competências emocionais que não se deu conta ainda.

Estar fora do mercado de trabalho pode ter trazido experiências novas como a realização de um sonho simples que você dizia não ter tempo, a realização de trabalhos voluntários, idas a novos locais, o estudo de novos assuntos e o desenvolvimento de novas habilidades. Por isso, no momento de se candidatar a uma vaga de trabalho, é importante elencar o que as experiências do dia a dia têm trazido para você e como te ajudaram a amadurecer como pessoa e profissional. Certamente, a paciência e a Agilidade Emocional para lidar com a situação são duas características importantes de serem destacadas.

Como você lidou com a ansiedade durante este período? E com a escassez de recursos? Você procurou estudar? Você procurou fazer coisas novas sempre? Você trabalhou mesmo sem estar empregado formalmente? Você exerceu importantes tarefas como ser mãe ou até mesmo ser cuidador (a) de um parente muito próximo doente? São perguntas que você pode responder a si mesmo antes de se candidatar a este tipo de vaga de trabalho e retornar ao mercado de trabalho com competências emocionais e criatividade para desempenhar e enfrentar novos desafios com outro olhar.

Experimente! Mas antes, faça uma autorreflexão. Pratique o autoconhecimento e potencialize-se!

As inscrições para as vagas estão no site: http://www.pepsico.com.br/quem-somos/carreira/ready-to-return

 

No Comments

Post A Comment