Como está a sua atitude mental?

Como está a sua atitude mental?

Segundo a psicóloga da Universidade de Stanford, Carol Dweck, ter sucesso não depende apenas das nossas habilidades e talentos e sim, como lidamos com as situações da vida e de como isso depende da atitude mental que adotamos.

Em seu livro Mindset, Carol Dweck explica que existem dois tipos de atitudes mentais: fixa e a progressiva.

Atitude mental fixa

Uma pessoa com atitude mental fixa ignora a sua capacidade de crescer e mudar todos os dias. Ela crê que seus traços e talentos são fixos. Você os tem ou não. Crê que não há habilidades para mudar.

Uma atitude mental fixa faz com que as pessoas sintam que precisam “provar” as suas habilidades para elas mesmas e para o mundo. O que faz com que frequentemente demandem reconhecimento de outros.

Para elas, fracassar é inaceitável, e o evitam a todo custo. Pensam que devem ter talentos naturais para tudo que buscam e, se não os têm, então não devem sequer tentar.

Acreditam que se você precisa trabalhar duro e se esforçar para ter uma habilidade, então talvez seja melhor nem tentar.

Como a perfeição é o grande objetivo da sua atitude mental fixa, esses indivíduos tendem a se fixar àquilo que já sabem para alcançar o sucesso.

O erro, dentro desse mindset, torna a experiência um momento de decisão que o classificará como um fracassado. Como a crença é da permanência, que os talentos e habilidades são imutáveis, cria-se uma prisão mental que produz uma série de comportamentos não saudáveis. Constrói-se uma série de impedimentos para alcançar o potencial e atingir sonhos e objetivos.

Atitude Mental Progressiva

Neste outro modelo mental, as pessoas acreditam que com esforço podem mudar praticamente qualquer coisa sobre elas mesmas. Elas reconhecem que algumas pessoas nascem com dons ou habilidades que as permitem fazer certas coisas melhor do que outras que não possuem esses dons, elas ainda acreditam que com trabalho duro e a atitude certa podem também fazer tais coisas. E não têm medo de tentar.

Acreditam que esforço e experiência podem produzir bons frutos.

Acreditam que o erro é uma forma de aprendizado e há uma oportunidade para evoluirmos. Uma atitude mental progressiva ajuda as pessoas a aproveitarem os desafios, fazer progressos e desenvolver seus potenciais de maneira muito mais abrangente.

Atitude mental progressiva significa que esforço máximo é igual a sucesso e está relacionado com a busca por desafios, esforço máximo e aproveitamento de oportunidades.

Significa constante evolução. Significa sempre concentrar-se em como crescer e se desenvolver e melhorar seu “eu” constantemente.

Significa aceitar fatos, enquanto atitude mental fixa faz com que foquem nas coisas negativas.

O que você precisa levar desse conteúdo?

As atitudes mentais que adotamos são o centro do que fazemos, pensamos e sentimos todos os dias.

Entender que a atitude mental progressiva conduz ao sucesso e ao seu aperfeiçoamento, enquanto a atitude mental fixa te impede de crescer e pode sabotar o seu desenvolvimento e felicidade.

Você precisa se esforçar constantemente para mudar sua atitude mental. Você possui essa habilidade de mudar e nada é fixo, a menos que você faça ser.

Compreender a diferença entre esses dois modelos é o primeiro passo para o autoaperfeiçoamento. Mudar a sua atitude mental leva tempo e muito esforço. Precisará olhar para tudo em sua vida de maneira nova e progressiva.

Você pode mudar de um estado que teme o fracasso para um estado que cria novas experiências e descobre uma nova forma de olhar para as experiências em sua vida.

Você poderá iniciar se perguntando onde encontrará oportunidades para aprender e crescer todos os dias. Poderá se surpreender ao descobrir quantas oportunidades estarão disponíveis para você. Poderá ser assustador no início, mas quanto mais você se permite, mais você continuará seu crescimento e poderá influenciar as pessoas a sua volta.

Sim, poderá usar esse novo conhecimento para dar poder às pessoas que ama e encorajá-las a progredir. Atitudes mentais são aplicadas tanto pessoalmente como profissionalmente.

Lembre-se, você não está preso ao seu estado atual. Sempre é possível mudar toda a sua perspectiva e abordagem na vida para facilitar o sucesso e o seu desenvolvimento. Você precisará estar disposto a trabalhar duro e manter a atitude mental correta. Tudo depende de você.

Pratique o autoconhecimento e potencialize-se!

Referência Bibliográfica:

MINDSET – Carol S. Dweck

No Comments

Post A Comment