SAIU NA MÍDIA | JORNALZEN – Ajuste o foco

SAIU NA MÍDIA | JORNALZEN – Ajuste o foco

Se todo conteúdo digital do mundo fosse armazenado em iPads, eles formariam uma pilha com altura igual a dois terços da distância entre a Terra e a Lua. O conteúdo produzido por nós no universo digital dobra de tamanho a cada dois anos. Por que eu, psicóloga, comento sobre este assunto de informação?

Porque ajudo pessoas que chegam ao meu consultório dizendo que estão sendo bombardeadas a todo o momento com muita informação. São pessoas que têm dificuldade para filtrar este mundo repleto de conteúdo e se sentem até perdidas e culpadas por não darem conta de absorver tamanha quantidade de novidades. Com a pandemia, este bombardeamento de informações parece ter ganhado níveis estratosféricos e também causado ansiedade nas pessoas que sentem a necessidade de estar conectadas e atualizadas a todo o momento. A palavra de ordem é calma!

É muito importante estudarmos e estarmos sempre atualizados, mas para desenvolvermos as atividades da melhor maneira possível é necessário que tenhamos foco. Aliás, é cada vez mais comum ouvirem pessoas dizerem que têm dificuldade para ter foco no trabalho porque não param de chegar demandas.

Uma atitude que pode parecer simples mas que tem o potencial para afetar negativamente o foco e a produtividade no dia é não saber dizer “não”. É preciso aprender a valorizar as suas necessidades pessoais. Um elemento importante para deixar de lado o sentimento de improdutividade é realizar um planejamento. É através dele que será possível organizar seus horários, suas prioridades e, consequentemente, sua rotina.

Apesar de vivermos em constante mudanças, estarmos focados nos ajuda a compreender o que é essencial. Ao sermos confrontados com a ideia de que há uma enorme quantidade de conteúdo sendo produzida mundialmente, temos a impressão de sermos pequenos. Porém, é preciso lembrar quão único somos e quão importante é nosso lugar no mundo. Não podemos diminuir nosso tamanho, perder autoestima e nosso foco no que é mais importante para nós.

Ter foco é não ver tudo a todo o momento, é não saber de tudo e de todos, é dizer não para vários temas e sim para o que realmente importa. Ter foco é ter controle sobre o que se tem interesse e ter direcionamento. Esta palavra direcionamento é extremamente importante em um mundo repleto de informações variadas e onde tudo parece ter relevância para ontem. Lembre-se de que as coisas são do tamanho que damos a elas. Esta regra vale para problemas e soluções, pois os problemas são do tamanho que damos a eles.

Por isso, nesta quarentena e quando ela acabar, sugiro que você tente incluir na sua rotina o exercício de autoconhecimento e entendimento sobre o que é importante, prioritário e deve ser foco para você hoje, em um curto período e a longo prazo. Com certeza a sua vista “desembaçada” vai te ajudar a enxergar com mais nitidez onde você está, qual o seu lugar no mundo e traçar metas e viver de maneira mais fluida.

Experimente! Pratique o autoconhecimento e potencialize-se!

No Comments

Post A Comment