Resenha de filme: Encanto – a coragem de ser você mesmo

Resenha de filme: Encanto – a coragem de ser você mesmo

Para ser você mesmo é preciso coragem. Mirabel Madrigal precisou assumir sua identidade mesmo quando ela não tinha dom nenhum, o que a tornava diferente de todos membros da família, pois cada um deles tinha um dom. Encanto, animação produzida pela Disney e ambientada na Colômbia, conta a história da mágica família Madrigal que enfrenta um desafio para manter o dom vivo.

Alojada nas montanhas colombianas, a casa colorida que abrigava a família era mágica. Ela oferecia um dom para cada membro da família que morava lá. Por exemplo, o dom de Luisa, irmã de Mirabel, é superforça. Ela consegue carregar objetos pesados com facilidade, por isso passa o dia ajudando os habitantes da comunidade onde vivem. 

Durante o rito de passagem de Mirabel – cerimônia na qual a casa oferece o dom -, a sua avó, Alma Madrigal, duvida da neta por um instante e por isso a menina não recebeu nenhum dom. 

Apesar de ser a única pessoa da família diferente justamente por não ter um dom, Mirabel não sente vergonha de ser assim. Ela é resiliente e abraça sua identidade sem reservas. Uma lição importante para nós, espectadores, que passamos por situações que parecem ser mais fácil se esconder, mas Mirabel mostra que não há vantagem nenhuma em negar as adversidades da vida, principalmente em termos de identidade. 

Além disso, embora ela não tenha um dom especial e mágico, Mirabel tem sim dons poderosos, que chamamos de amor e afeto. Para acessá-los, não precisamos de ritos, apenas de praticar o exercício da empatia e da compreensão. 

A família Madrigal, apesar de ser unida, acabou ficando fixada pela ideia de perfeição e se esqueceu do essencial. E Mirabel os relembrou do que importa de verdade, o amor e carinho.

Ao perceber que a magia está em perigo, Mirabel vai em busca de pistas para solucionar a questão, mesmo quando a avó pede que ela pare e as pessoas dizem que ela está inventando. 

Mirabel acredita em si e vai fundo na investigação. Mas isso não basta, ela precisa de ajuda durante o caminho, e a personagem não hesita em pedir conselhos e aceita a ajuda de todos. Uma valiosa lição que demonstra a essência da colaboração. Juntos sempre seremos mais fortes. 

O longa estreou em novembro de 2021, um mês antes do Natal. Atualmente está disponível na plataforma de streaming Disney+. Recentemente, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Animação do ano de 2021. 

Pratique o autoconhecimento e potencialize-se!

No Comments

Post A Comment